sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

TP6 - unidades 23 e 24

No dia 19 de setembro de 2009 às 7h30 deu-se início a aula presencial com mensagem em vídeo e socialização dos temas “O processo da produção textual -revisão e edição” e “Literatura para adolescentes”. Cada professor contribuiu com seu ponto de vista em relação ao assunto e falando das dificuldades encontradas na sala durante o momento de produção textual. Foi reforçada a ideia de se criar nova metodologias em sala que contemple esta dificuldade. Em relação à literatura para adolescentes foi dada ênfase na importância de fazer com que nosso aluno leia com prazer e não sob cobrança, pois devemos criar momentos de leitura na sala de aula com técnicas e dinâmicas diferenciadas, só assim o aluno vai apreciar com mais entusiasmo a verdadeira leitura. Também o professor precisa ser um bom leitor, saber comentar ideias que determinado livro traz, a fim de envolver o aluno para o conhecimento das várias obras que circulam no espaço escolar.
Em seguida socialização das experiências conforme os conteúdos aplicados em sala. Cada um expôs e argumentou a forma que conduziu a aula com os alunos. Os comentários se estendiam à medida que as unidades traziam as temáticas ou conteúdos propostos. Desta forma vários professores trouxeram materiais desenvolvidos com a turma. A professora Guionorá trouxe um filme produzido com os alunos sobre o conto da terra que também aborda a argumentação o qual os alunos colocaram vários ritmos criando vários estilos e transformaram numa canção.
Como atividade de produção os cursistas, em grupo, planejaram uma sequência didática para ser aplicada com os alunos, explorando livros de literatura infanto - juvenil.
Conclui-se o encontro motivando – os a refletirem sobre a importância de valorizarmos a língua e suas variantes conforme a cultura de cada povo – temática das próximas unidades do TP1.

Atividade proposta pelos cursistas

* Sequência didática - Literatura Infanto - Juvenil
1 - Selecionar livros de literatura infanto-juvenil;
2 - Levá-los para a sala e deixar o aluno escolher;
3 - Cada aluno terá um prazo de duas semanas para ler;
4 - O aluno irá expor a obra, comentando esses itens.

- Justificar a escolha da obra
- Biografia do autor
- Título da obra
- Resumo da obra
- Uma parte da narrativa que chamou atenção
- Uma parte da narrativa que você não gostou
- Relevância da leitura - qual foi a contribuição da leitura para a vida
- Produzir um texto com os itens discutidos acima

Professoras Sandra e Jovelina


Literatura para Adolescentes
Conto – “Mamimi e o leque fazedor de tempestades” do livro Conto das Quatro Estações, de Flávio de Souza, edit.Scipione , 2006.

Hora da Leitura: (Prática realizada em qualquer turma do fundamental)
Dinâmica do professor: Ler um conto para os alunos. (eles sempre aguardam com ansiedade esse momento).
Dinâmica realizada com o conto citado acima: Após ouvirem atentamente os alunos dão continuidade à história seguindo o roteiro de perguntas dadas.
Cem essa prática eles aprendem a desenvolver melhor as suas narrativas, valorizando personagens, descrição de ambientes e outros aspectos da narrativa.
Com alunos de 7ª e 8ª série observa-se um interesse maior com as histórias que envolvem adolescentes. Na hora da leitura, sempre comentar trechos de obras, sugerir títulos e realizar dinâmicas com poesias.
Observa-se em duas turmas que se está trabalhando nesses últimos anos, a prática de declamar poesias, identificar e produzir texto de variados gêneros, houve um desenvolvimento muito grande. Isso foi observado pelos professores que trabalham também nessas duas turmas (6ªB, 7ªB). A produção é bastante criativa e estão sabendo utilizar os modos de organização discursiva de acordo com a do gênero escolhido.
Professora: Guionorá

Nenhum comentário: