sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

TP6 - Unidades 21 e 22


No dia 05 de setembro de 2009 o encontro deu-se, das 07 às 11h, com o objetivo de socializar as unidades 21 e 22. Inicialmente, mensagem em vídeo “Abraço”, e discussão dos temas abordados “Argumentação” e “Linguagem e produção textual – planejamento e escrita”. No que se refere à argumentação discutiu-se a importância da boa qualidade da mesma para a garantia de convencer o interlocutor, de objetivos claros, coerentes e coesos. Os argumentos estão presentes em todos os gêneros. E o planejamento cuidadoso da produção do texto é que possibilita isso. Geralmente os professores costumam não seguir a risca esta etapa, resultando assim produções de pouca qualidade e frustrações por parte de todos os envolvidos.
No planejamento das produções textuais é importante valorizar as variadas estratégias que levam o aluno a motivar-se, planejar e discutir as temáticas em estudo e produzir um texto em que seu estilo próprio aflore, de acordo com as situações sócio comunicativas do momento da produção.
O professor Vanderlei apresentou o trabalho baseado nas propagandas, estes montaram as propagandas conforme a escolha do produto e marca de seu gosto envolvendo assim a argumentação.
Como atividade de produção textual foi encaminhada uma atividade individual, elaboração de um texto argumentativo, usando dos diversos modos de organização discursiva, tomando como base provérbios. Após a feitura, cada um lia o seu e os demais colegas tentavam adivinhar em qual provérbio foi baseada a produção.
Vale destacar que os momentos reservados para a avaliação enfatizou-se a importância dos plantões pedagógicos, das visitas à escola em que os cursistas atuam; aos procedimentos desenvolvidos durante a aplicação do projeto com os alunos. Um dos pontos bastante discutidos foi sobre a reorganização do portifólio, para que nesse 2º semestre os mesmos fossem mais detalhados, considerando o relato das atividades feitas com os alunos, apontando as dificuldades e avanços, tanto seus quantos dos alunos.
Concluímos o encontro destacando a importância do trabalho com literatura para adolescentes em sala de aula. Para podermos discutir sobre este assunto foi ficou definido que os cursistas trouxessem diversos livros de literatura infanto - juvenil para o encontro.

Produções dos cursistas

Vivemos em um mundo capitalista carregado de individualismo e competição desumana. Com isso as pessoas perdem o bom senso, esquece -se das regras de boa convivência, moralidade; tornam-se mesquinhas, cruéis e desmedidas em suas ações. Tudo pela busca, cada vez mais desenfreada, de poder, de bens materiais, de notoriedade. Assim, perdem o controle de toda a situação, acabam expostas e ridicularizadas por todos, infelizes e sem nada no fim de suas vidas.
Márcia Valéria
Provérbio -“Quem tudo quer, tudo perde”

A fidelidade entre casais ou grupo de amigos é algo particular de cada ser, isso, envolve ética, respeito e conduta. Na sociedade hoje, essa ideia vem dilacerando os laços de amor ou amizade entre as pessoas, pois homens e mulheres estão expostos ao risco de praticar ou receber uma traição inesperada. No entanto, muitos não se dão conta caso estejam sendo traídos ou acontecendo um ato de infidelidade numa relação a dois, e quando são apanhados de surpresa vem o sentimento de desprezo e decepção colocando muitas vezes um ponto final na relação. Mas enquanto não sabemos de nada, ou seja, se não descobrimos uma suposta traição, tudo parece tranquilo. Afinal...

Provérbio - “O que os olhos não vêem o coração não sente”
Profª Neila Rocha

Propaganda enganosa
Estamos vivendo na era do consumismo. A todo o momento, somos bombardeados com as propagandas na TV, outdoor, internet, revista, jornais entre outros.
Há uma competição muito grande de empresas que a todo hora cancã produtos novos do mercado do consumismo, com o objetivo de atingir o público alvo: toda a população.
São tantas as ofertas de alguns produtos que acaba induzindo o consumidor a compra, mesmo sem necessidade.
Muitos, pensando que estão lucrando com essas promoções, não se atenta aos pequenos detalhes.
Se o consumidor não tomar cuidado, corre o risco de cair num gasto ainda maior do que o previsto, pois o que parece barato nem sempre é. As empresas nunca perdem com as vendas, elas utilizam estratégias.
Por exemplo, uma caixa de 1k de sabão em pó OMO custa em média R$5.00. Já uma caixa de sabão de YPÊ, da mesma quantidade, custa em média R$3.80. Se fizermos a conta, com certeza sairá mais barato. Mas será que o consumidor utilizar os dois sabões em pó para lavar a mesma quantidade de roupa, qual deles duraria mais? Se analisarmos bem o sabão em pó mais barato, terminará primeiro porque a química utilizada neste é inferior.
Dessa forma, quem sempre perde é o consumidor. E o que aparentemente parecia viável torna-se inviável. Portanto, tome cuidado, e pense nisso...
Provérbio “O barato sai caro”
Profª Sandra Mª Alves de Souza

Banho Quente
Augusto fazia parte de um grupo de amigos que costumavam aproveitar parte de seu dia em um riozinho nos arredores de uma cidade do interior do Paraná
Em um desses dias a mãe de Augusto pediu para ele não sair de casa, pois ela precisava visitar uma amiga que morava na cidade vizinha. Ao fim do dia dona Amélia retornou de sua curta viagem achou que seu filho tinha feito tudo que ela havia pedido, mas depois de uma rápida visitinha a uma vizinha, Augusto foi levado ao banheiro e foi surrado. Nunca mais se esqueceu do ocorrido.
Provérbio - “A Mentira tem Perna Curta”
Profª Vanderley da Silva

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