sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

TP5 - unidades 19 e 20


No dia 18 de julho de 2009 iniciou-se a oficina, das 7h30 às 11h30, com a mensagem em vídeo e em seguida, estudo das temáticas “Coesão Textual” e “Relações Lógicas no texto”. A coesão se constrói na inter-relação entre as partes do texto, fazendo dele um todo significativo. Esse todo se encadeia com sentido a partir de termos denominados elos coesivos, que garantem a coerência do texto. Destaque para a dificuldade que os estudantes e até professores têm ao produzir textos coerentes e coesos.
O relato sobre as experiências foi bastante conturbado, pois todos os cursistas queriam falar sobre suas experiências. Várias atividades foram aplicadas, explorando músicas, poemas, receitas, figuras; todas enfatizando a importância de usar os elos coesivos de forma a estabelecer coerência entre as diversas partes do texto.
Como atividade da oficina os cursistas produziram textos publicitários, usando da linguagem verbal e não – verbal, priorizando o uso de uma linguagem bem articulada, de forma a convencer o leitor. Socialização das atividades feitas. Desfecho do encontro reforçando a importância da leitura e aplicação das atividades com os alunos, considerando que as são de qualidade.
Para o próximo encontro enfocamos a importância da argumentação em nossa vida, como esta pode nos ajudar e também nos prejudicar, conforme a situação de enunciação apresentada.

Texto publicitário

- Bom dia!
- Você lembra de mim? Não!! Pois lembro - me muito bem quando você me pegava dentro do banheiro. Passava aquele gel espumoso em cima de mim e enfiava na sua boca quente. Como era gostosa a forma que me tocava em movimentos para cima e para baixo, mas, o que mais me excitava era aquele movimento oval. Ui! Você me penetrava refrescante. Recordo também que me usava no mínimo quatro vezes por dia.
E agora você me deixou de lado. Trocou por esse aí. Só que ainda espero ser usada por você novamente e te fazer feliz.
De Sua velha escova de dente
Professores Neila Torres e Vanderlei

Nenhum comentário: