sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

TP4 - Unidades 13 e 14


O encontro do dia 06 de junho de 2009 das 7h30 às 11h30 teve início com o vídeo “Alice no país das propagandas”, texto repleto de intertextos; discussão do mesmo e das poesias lidas no final do encontro anterior, "O que é Letramento" de Kate M. Chong e "Papai Noel" de Carlos A. Cadeira. Socialização das teorias lidas acerca dos temas “Leitura, escrita e cultura” e “O Processo de Leitura”. O conceito de Letramento como o modo com que a escrita se apresenta na nossa sociedade, seus usos e funções nas diferentes situações comunicativas, como revistas, jornais, sinais nas ruas, outdoors, etc... as diversas formas de leitura, lê-se com objetivos diversos, seleciona-se o que interessa dessa necessidade e definem-se os modos de leitura. Estes modos trazem a tona um importante desafio para todos os professores desenvolverem com os alunos, o de criar situações que levem os educandos a sentirem a necessidade de ler por prazer.
Destaque para a importância que se deve dar à metodologia de expor a maior quantidade possível de textos de diversos gêneros e modos de organização discursiva para que os alunos possam ampliar suas leituras, seus referenciais de mundo acerca das temáticas em estudo, afinal não se escreve “do nada”, por trás das intenções de qualquer natureza, sempre há muitos intertextos, muitos “eus”. Também se reforçou isso através dos relatos feitos pelos professores das atividades aplicadas com os alunos, produções de paródias, como a música de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira – “Baião”; produção de propagandas, tendo como referencial outras de escolha dos alunos, veiculadas pela televisão ou revistas, produção de cartazes, convites para festas juninas, texto “Uriri e Bertolina” do AAA, explorando a variação lingüística.
Dando continuidade às atividades, vídeo com declamação do poema “Cidadezinha Qualquer”, de Carlos Drummond de Andrade; leitura do poema em grupos e elaboração de atividades para serem aplicadas aos alunos, como declamações de poesias, paródias, encenações, texto de opinião, historietas, etc. Socialização das propostas entre os colegas.
Como forma de motivá-los para o próximo encontro levantou-se a seguinte questão: a proposição de várias atividades propicia o desenvolvimento das habilidades de compreensão do aluno. O ato de “mergulhar” no texto exercita um dos mais importantes objetivos da leitura: o ler para aprender

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