sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

TP2 - unidades 07 e 08

O último encontro deu-se dia 07 de novembro de 2009, das 7h30 às 11h30, com o estudo das temáticas “A arte: formas e função” e Linguagem figurada”. A discussão dos conteúdos apresentados nestas unidades foi muito gostoso e prazeroso de ser discutido. Exposição slides sobre as temáticas. Os cursistas tinham muitas colocações a fazer sobre os diversos enfoques. A arte é uma forma de conhecimento do nosso cotidiano.Está em todos os lugares, cada vez mais híbrida, possibilitando –nos a fantasia, a interpretação da realidade, conotação e a paixão pela forma. Dentre as várias formas de manifestação da arte, a palavra tem sido, através do uso das tecnologias e mídias, bastante difundida. Assim, as figuras de linguagem aliadas à imagens se destacam, possibilitando uma infinidade de interpretações, de desvendamento do mundo.
Como atividade da oficina os cursistas fizeram a leitura de duas imagens, “A escola de Velazques” e “A escola e o pensamento” ambas de George Deam e produção de um texto, com opção de gênero e modos de organização discursiva livres, com a temática “Minha trajetória como professora”. Finalizamos o encontro, organizando os portifólios dos cursistas que ainda havia pendências, organização da apresentação dos projetos com a participação das escolas, SMECD e Assessoria Pedagógica Estadual para dia 14 de novembro, às 14h. Por final avaliação geral do Programa Gestar pelos cursistas.

Produções dos cursistas

Leitura das imagens
Observando a imagem de George Deam “A escola de Velazques” compreendemos que a figura representa a escola Tradicional onde somente a burguesia tinha acesso a escola e ao conhecimento. O ambiente fechado transmite a idéia de que os indivíduos a não tinham direito a manifestar seus pensamentos, realizar critica, ou seja, não manifestavam seus anseios, ponto de vista e assim por diante. Tudo que o professor ensinava em sala de aula eles eram obrigados a concordar, sem questionar.
Já na segunda imagem, a obra de George Deam “A escola e o pensamento” entendemos que atualmente toda a população em geral tem direito e acesso à escola. Vemos que como ele colocou a imagem do teto sendo representado pelo céu aberto, representa a mente dos indivíduos inseridos na escola, pois o papel da escola atual é formar um cidadão critico e que lute pelos seus direitos sem esquecer dos deveres. Atualmente o cidadão que não sabe argumentar, não possui criticidade não serve para uma sociedade moderna com alto poder de comunicação, diferentemente da primeira imagem.

Temática - “A trajetória da vida profissional - professora
O caminho da vida

Vim do Rio Grande do Sul
Numa época difícil e serena
Pois o povo que os índios expulsaram
Eu, frágil era uma menina ainda pequena.

Todos com grande lamento
As famílias sem terra e casa
Com malas e sem destino
O governo, rumo ao norte despejava.

Num percurso de avião
As famílias, pobres famílias
Não sabiam que Mato Grosso
De braços abertos acolhiam.

No local desconhecido
Pais e filhos se instalaram
Foram dias de muita luta
E poucos os que agüentaram.

Das famílias que aqui ficaram
A minha teve muita vitória
Meu pai, um homem de luta
Com coragem buscava gloria.

Saí do interior e para a cidade fui morar
Em busca de estudo e a vida melhorar
Para um dia quem sabe aos meus
Filhos a minha história contar.

O tempo foi passando e como diz o ditado
“Quem tem boca vai a Roma”
Na casa de família me arranjei
E babá, meu emprego adotado.

Quanta correria as manhãs a passar
Os afazeres de casa, o bebê
A mamadeira, a choradeira
E a tarde, o compromisso escolar.

Enfim mais uma etapa cumpri
Ensino fundamental e médio conclui
Sem experiência e uma decisão a fazer
Magistério, ser professor, vamos ver?

O primeiro passo foi dado,
Medo, insegurança de todo o lado
Mas uma meta eu tinha
Ser profissional capacitada.

Tive grande experiência
Com criança de toda a idade
Pré, primeira a quarta série
Foram alunos por mim ensinados.

Logo me fascinei por disciplinas
Isolados, pensei cursar matemática,
Mas cálculos vi logo que não dava
Optei por fazer Letras era a qual eu mais gostava.

Muitas lutas eu travei
Para chegar aonde cheguei
Sacrifiquei família e amigos
Com ausência dos feriados e domingos.

Mas uma coisa aprendi
Que a conquista não nos condena
Pois tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.

Hoje me sinto, bem mais realizada
Na sala de aula eu trabalho
Com prazer e dedicação
Apesar da indisciplina que causa confusão.

Também tem o baixo salário
Que não dá para manutenção
O professor com carga horária lotada
Em duas ou mais escolas pra melhor remuneração.

Mas apesar de alguns impasses
Acredito na educação
É através dela que mudaremos
O futuro de nossa nação.

Com isso, sigo em frente
Defendendo essa profissão
Fazendo cursos diversos
Buscando boa formação.

E neste ano fui convocada
Para mais um curso fazer
Veja você, que era o Gestar
Um Programa Gestão da Aprendizagem Escolar.
Neila da Rocha Torres

Minha trajetória como professora

Estudei durante treze anos no Colégio São Judas Tadeu
em uma cidadezinha do Paraná, chamada Quinta do Sol
meu conhecimento cientifico se deu.
Respeitava todos os professores da escola
Pois foi graças ao exemplo deles que eu sou professora agora.

Desde criança sempre tive o sonho de ser professora
Admirava muito meu professor de português
e por isso com as aulas dele me encantei
Me lembro que ele entrava na sala declamando poemas
e então pela Língua Portuguesa me apaixonei.

Terminei o ensino médio e sem opção de vida
tive que ir para uma cidade desconhecida.
Depois de muito tempo prestando vestibular
consegui no curso de Letras entrar.

No começo do curso foi difícil me adaptar
pois fazia algum tempo que estava sem estudar
com o incentivo da família, professores e amigos
fui pela faculdade e pelos colegas atraída
e assim consegui o curso terminar.

Tive que fazer estágio no Ensino Fundamental
E também no Ensino Médio
O orientador exigia muito de mim nas aulas
mas os alunos que eu peguei tinham um mau comportamento
e as minhas aulas de estágio se tornaram um tédio.

Mas logo fiz estágio em outra escola
e para minha felicidade os alunos eram uma maravilha.
Consegui meus objetivos, com enorme alegria,
meu orientador os parabéns me deu
e daquele dia pra cá, minha paixão pelos alunos cresceu.

Assim que eu me formei recebi um convite
e em seguida para o Mato Grosso me mudei
com imensa tristeza Maringá deixei.
Mas graças a Deus que em Terra Nova do Norte
foi difícil chegar, porém logo me adaptei.

Atualmente trabalho na escola São Pedro
no projeto” Viver do Campo”
e estou no curso do Gestar me formando.
Porem quero prosseguir a cada dia estudando
e minha prática pedagógica melhorando.

Profª Sandra Maria Alves de Souza

Nenhum comentário: