sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

TP2 - Unidades 05 e 06


Dia 31 de outubro de 2009, das 7h30 às 11h30, reuniu - se para a realização da oficina sobre as temáticas “A Gramática e seus vários sentidos” e “A frase e sua Organização”. As discussões centraram – se nos vários sentidos da gramática. A interna relacionada com o ensino produtivo, a descritiva com o ensino reflexivo e a normativa com o ensino prescritivo. Cabe ao professor conhecer as diversas teorias apresentadas e saber definir qual que possibilitará maior possibilidades de leitura, reflexão e ação para a vida do estudante. Exposição de slides para maior compreensão e ilustração das temáticas em estudo.
Em seguida, socialização das atividades aplicadas aos alunos, como a exploração da poesia “Sapeca” de Binho, na pág.55 do TP; texto da pág.46 e 47, chamado “Parceria” de Stela Maris Rezende, como forma de mostrar a importância da boa articulação de pequenas frases.
Elaboração em duplas, de uma sequência didática a partir de textos, pontuando atividades de linguagem e análise linguística.

Sequência didática 1
• Leitura do texto “Conto erótico” do autor Érico Veríssimo;
• Preparar uma apresentação do texto em forma de teatro;
• Trabalhar o conceito de frase, período e oração;
• Destacar no texto: frase, período e oração;
• Discutir a “ força”, a importância do uso e do significado dos verbos para o contexto da enunciação, os tempos verbais: pretérito, presente e futuro,o modo imperativo.

Seqüência didática 2

• Estimular os alunos para a leitura de livros literários; romances, contos, fábulas, etc.
• Instigar no aluno a compreensão das historias lidas, através de: resumo oral ou escrito, paráfrases, parodias, teatros, ilustração, HQ ou cartazes.
• Definir em grupo a forma a ser apresentado as histórias, valorizando a criatividade e desenvoltura na apresentação.
• Fazer a confecção de livrinhos sobre a historia lida para registro do resumo, explorando a capa, o autor e a adaptação, assim como a ilustração de imagens e conclusão referente ao trabalho proposto.

Sequência didática 3
Gênero textual: Canção " Fantasia" de Chico Buarque

Sugestão de atividades:
• Leitura e declamação em voz alta do texto;
• Análise e reflexão da temática abordada;
• Identificar os conectores no texto;
• Observar e identificar os tipos de período: simples/composto expresso nos versos;
• Observar os modos verbais dando idéia de possibilidade, incerteza;
• Observar os modos verbais dando idéia de pedido, desejo ou apelo nos versos.




Nenhum comentário: