APRENDER SEMPRE. O LEMA DOS MODERNOS PENSADORES
Welington Almeida Pinto QUEM GOSTA de saber das coisas está em constante movimento, impulsionado pelo desejo indomável de correr atrás de tudo que é novo. Até porque, na atual sociedade do conhecimento, a educação continua imprescindível para todos os que precisam se manter ativos profissionalmente.A educação continuada é tão importante no mundo de hoje que os especialistas em projetos de educação afirmam: “os estudantes só terão bom desempenho quando professores e outros profissionais envolvidos no processo educacional também estiverem empenhados em aprender cada vez mais”. E acrescentam: ... “ O melhor lugar para a capacitação do Professor é a própria Escola onde trabalha - o cirurgião determinado em crescer na profissão melhora sua técnica assistindo colegas mais experientes em ação no hospital”.A FORÇA DOS MÉTODOS O educador brasileiro, convencido de que está na hora de rever sua posição, terá que enfrentar inúmeros desafios na preparação de seus alunos para um futuro mais competitivo. Deve saber que, entre outras competências, terá que envolver os estudantes em suas aprendizagens. E tomar o rumo certo, de acordo com os interesses de sua escola. O pensador francês Edgar Morin acha que o Professor pode substituir um pensamento que isola e separa por um pensamento que distingue e une. Piaget prega a substituição da escola verbalista. Ele acha que a escola deve ser voltada para o pensamento, oferecendo ao aluno base firme de uma inteligência madura e ativa para enfrentar as múltiplas transformações políticas e sociais do mundo moderno. O sociólogo suíço Philippe Perrenoud reforça: ... “Competência em educação é mobilizar um conjunto de saberes para solucionar com eficácia uma série de situações”. E o espanhol César Coll completa: ... “Um plano curricular precisa satisfazer, de forma articulada, todos os níveis de funcionamento de uma escola”. A Educadora Heloisa Cerri, também consultora pedagógica da Fundação Vitor Civita, conclui que ... “Precisamos assegurar 100% desse direito aos professores, pois a graduação inicial não garante uma qualificação completa a qualquer profissional”. O professor de Educação da USP, Júlio Groppa, defende que a verdadeira formação contínuada se dá quando, juntos, os profissionais da educação se dispõem a construir consensos éticos sobre o que é educar num contexto democrático. O educador canadense Michael Fullan, remata dizendo: ... “Não há dúvida de que o trabalho dos educadores é fundamentalmente importante se quisermos ter alguma chance de construir algo capaz de contribuir para o desenvolvimento pessoal e social da humanidade”. A FORÇA DA EQUIPE O ideal é que a Escola incorpore uma plataforma sólida de capacitação na própria sede, objetivando, em primeiro lugar, o espírito de cooperação entre os professores interessados em aprender a aprender. A união entre a pesquisa, a teoria e a prática amplia o interesse dos alunos pelos conteúdos ensinados e estimula o professor a buscar continuadamente mais informações e conhecimentos. Assim, o educador terá à sua disposição eficiente laboratório para selecionar, interpretar e utilizar informações sobre a ciência da educação, métodos e programas, o que é imperativo nos dias de hoje em que prevalece a renovação continuada do conhecimento. Conclusão: só haverá mudanças no quadro educacional quando o corpo docente começar a trabalhar em grupo. LIVROS, A BASE DE TUDOA capacitação passa pela leitura, é claro. Sem bons livros à disposição do Professor e dos alunos não se pode imaginar uma sociedade disposta a aprender continuadamente. E mais: Professor que constrói sua base de conhecimentos através da literatura receita o mesmo aos seus alunos, como o grande segredo para adquirir habilidades e controlar a vida. Para que o acesso à leitura deixe de ser um privilégio de uma elite, sugerimos ao Governo Federal quatro propostas. PRIMEIRA: estender o SELO SOCIAL à remessa não lacrada de um livro de qualquer tamanho para qualquer lugar do Brasil. SEGUNDA: criar a LOTERIA CULTURAL, com bilhetes de loteria lançados no dia do aniversário de grandes escritores brasileiros, como Guimarães Rosa, Monteiro Lobato, Jorge Amado e outros, que poderão emprestar nome e prestigio a favor de uma causa para gerar recursos a um Fundo Financeiro destinado à criação, reforma, manutenção e reposição de acervo nas bibliotecas públicas do Brasil, incluindo as das escolas públicas e do sistema carcerário. TERCEIRA: incluir definitivamente, por decreto, um livro infantil na Cesta Básica do Trabalhador. Para a criança se divertir, adquirir conhecimentos e garantir o direito à cidadania plena.
A leitura é uma grande fonte de aprendizado que deve ser exercitada diariamente. ** Nos países de primeiro mundo o salário médio do Professor varia de 4.000 a 5.000 dólares para professores da rede pública – educação básica. No Brasil, um Professor ganha cerca de 200 dólares para exercer as mesmas funções. *** Welington Almeida Pinto é Escritor. Autor, entre outros livros, de Santos-Dumont, No Coração da Humanidade. Ver a realação de seus livros nos sites www.welingtonpinto.kit.net e www.ieditora.com.br
* E-mail: welingtonpinto@yahoo.com.br – welingtonpinto@gmail.com.br
A leitura é uma grande fonte de aprendizado que deve ser exercitada diariamente. ** Nos países de primeiro mundo o salário médio do Professor varia de 4.000 a 5.000 dólares para professores da rede pública – educação básica. No Brasil, um Professor ganha cerca de 200 dólares para exercer as mesmas funções. *** Welington Almeida Pinto é Escritor. Autor, entre outros livros, de Santos-Dumont, No Coração da Humanidade. Ver a realação de seus livros nos sites www.welingtonpinto.kit.net e www.ieditora.com.br
* E-mail: welingtonpinto@yahoo.com.br – welingtonpinto@gmail.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário